FAVOR LER

Esta página está no português. Mas nós não temos nenhum grupo em Portugal ou em Brasil.

Em função do crescente número de representações falsas, materiais publicados e vídeos estabelecendo conexões com o Hyoho Niten Ichiryu e ligando-o a modalidades como o Kendo. A informação que segue pode esclarecer algumas concepções erradas.

Existe atualmente no mercado uma boa quantidade de livros que narram a história de Musashi. Apesar das traduções serem feitas à partir de cerca de vinte e quatro ou mais manuscritos ainda existentes, discrepâncias ocorrem até mesmo a respeito de que tipo arma Musashi usou em cada um de seus numerosos duelos. Existem no entanto algumas similaridades distintas que nos auxiliam a formar uma imagem do homem e de sua filosofia. A leitura e re-leitura dos textos Dokkodo e Gorin no Sho são igualmente essenciais.

Citações de alguns livros em fóruns são apenas uma perspectiva pessoal. O Hyoho Niten Ichiryu é uma tradição viva legada de geração a geração. Ler e estudá-la é, obviamente, essencial, mas é apenas um complemento à sua prática.

Deve ser compreendido que o Niten Ichiryu é exclusivamente devotado à compreensão do Hyoho   de Miyamoto Musashi, sua filosofia e àquela do atual Soke, Imai Masayuki Nobukatsu e seu sucessor Iwami Toshio Gensho .

Musashi não gostava de brashness e insígnias de importância, ele os considerava tanto pretensiosos quanto vulgares.  Then later in life a will to defend and frustrate an opponent rather than attack. Isto coincide com os ensinamentos do ryu. A transformação de Setsunin à Katsunin em períodos de guerra e conflito. Ele parecia preferir uma vida simples e sem nenhum desejo por lucro ou bens materiais. Nós não podemos todos ir viver em cavernas hoje em dia, mas podemos ao menos nos esforçar para nos superarmos no chão do dojo durante nossa prática e em embu demonstrando nossa habilidade na prática ao invés de através de clamores de títulos e importância.

Quaisquer referências fora do Hyoho Niten Ichiryu, sejam elas ligadas ao kendo, administração, empreendimentos comerciais, produtos, televisão, produções

Dokkodo e Gorin no Sho: são os dois textos mais importantes legados por Miyamoto Musashi, sendo o segundo conhecido internacionalmente como “O Livro dos Cinco Anéis”.

Hyoho ou “método/treinamento de soldados” refere-se às práticas que preparam um guerreiro para a guerra. Essas práticas vão muito além do mero aprendizado de movimentos com espada, envolvendo estratégia, etiqueta e muito mais. Através de um treinamento abrangente o Hyoho visa instilar um tipo de consciência e comportamento de constante prontidão.

Soke: “Cabeça”; pessoa que herda uma tradição (como nas famílias de artesões europeus), sendo o primeiro Soke o aluno do fundador do estilo. Existe apenas UM soke por geração e sua autoridade é absoluta nos assuntos do Ryu (tradição ou escola).

Setsunin (“pessoa que mata”) e Katsunin(“pessoa vitoriosa”): conceito desenvolvido pelos mestres de Hyoho que prega que a verdadeira vitória não está no matar indiscriminadamente aqueles que nos opõe, mas sim em utilizar nossa habilidade para preservar a vida, paz e justiça. A verdadeira vitória restaura a vida, razão pela qual Katsunin To (“espada do vitorioso”) costuma ser interpretado como “a espada que dá vida”.

Embu: demonstrações nas quais os kata são apresentados. Nestas busca-se executá-los da forma mais fidedigna possível e, às vezes, podem ser tão perigosas quanto combates reais.

cinematográficas ou livros são fantasia e podem resultar em ação legal assim como qualquer outra produção literária, fotografias ou vídeos gravados de quaisquer demonstrações de Niten Ichiryu vendidas pelo interesse comercial ou lucro. 

Lendo o Gorin no Sho ou assistindo obras ficcionais sobre a vida de Musashi algumas pessoas podem possivelmente se identificar com algum aspecto em particular. É desnecessário  dizer que não se pode fazer Budo à partir de livros. O ryu é uma tradição oral transmitida em sua íntegra através de uma seleta linha de patriarcas como suporte à literatura.  Não aceitando isto também ocorreu de alguns alunos de alunos resolverem trilhar seu próprios caminhos à parte. Em uma sociedade democrática qualquer um é livre para fazer o que lhe agradar e isto não diminui o fato de que o líder da atual geração  é claramente reconhecido pelo Nippon Budokan, Nihon Kobudo Kyokai, Nihon Kobudo Shinkokai.

Parece haver uma crescente ligação sendo feita entre o “Nito Kendo e Musashi.

 Sua filosofia como explicitada aqui não possui nenhuma semelhança com o conceito do Kendo. O presente Soke também é professor de Kendo, mas nunca segurou um shinai durante uma prática de Niten Ichiryu ou tentou misturar as técnicas do Ryu com Kendo. O shinai não existia no tempo de Musashi. Veja vídeos na Internet e julgue por si mesmo. Geralmente atinge-se com o bambu com bem pouco tenouchi e um fraquíssimo kensen.   

A espada curta na mão esquerda coincide com o conceito do uso do Jutte com a espada. Segurar a espada longa na mão esquerda co a curta na direita é conhecido como “GyakuNito”. Oferece a possibilidade  de se arremessar a arma menor com a mão direita. Mas é dito que Musashi, como habilidoso guerreiro que era, conseguia arremessar igualmente tanto com a esquerda como com a direita.

Apenas num esforço, para tentar esclarecer um pouco aqueles que começaram a ler o Gorin no Sho ou ouviram falar sobre Musashi:

É fundamentalmente um “estilo de uma espada”, que exige muitos anos de prática de fundamentos. Quando nós aprendemos de verdade o básico nós podemos esperar avançar em direção aos Okuden Waza. Isto começa com o bem conhecido Nito Seiho com duas armas. Além disto e ainda mais difícil são o Kodachi Waza, Bo, Jutte e o método de Jujitsu de lidar com oponente armado ou desarmado. Tentar usar mais de uma arma seria claramente tentar correr antes de se conseguir andar e tornar o trabalho de duas espadas em uma simples seqüência de movimentos de dança. O vídeo disponibilizado do Sasen, o primeiro waza básico, é exclusivamente para ser visto. Eu não assumo responsabilidade por alguém que queira experimentar e acabe hospitalizando terceiros.   

Eu já escrevi antes que não tinha objeções a alguém publicando porções desta página em outros lugares desde que fosse em benefício do conhecimento sobre Kobudo. No entanto agora vejo trabalhado plagiado. Pessoas clamando posse apenas porquê realizaram algumas mudanças gramaticais e fotos sendo usadas da Europa a América do Sul. Objeção! Todo ele possui direitos autorais. Não copie! O trabalho da Hyoho Niten Ichiryu/Niten Ichiryu é posse e feito unicamente por mim ou Imai Masayuki Soke. Qualquer ligação conosco seja por adicionar material publicado, comerciais, nome de produtos, vídeos ou registros gráficos de demonstrações de Hyoho Niten Ichiryu a até idéias pessoais serão uma flagrante falsa representação..

Por outro lado nós possuímos grupos de estudo e pessoas praticando em outros países. Qualquer pessoa interessada em obter mais informações sobre este assunto pode me contatar diretamente.

© Hyakutake-Watkin - Imai Masayuki - Iwata Norikazu 2003

Nippon Budokan, Nihon Kobudo Kyokai, Nihon Kobudo Shinkokai: organizações que fiscalizam e registram a prática de artes marciais clássicas (Koryu Budo, ou estilos que antecedem o fim do Xogunato).

Nito Kendo: prática de Kendo com o uso de dois shinai simultaneamente, um em cada mão.

Tenouchi: “alojado na mão”; termo que pode significar desde “pegada” à habilidade.

Kensen: “percepção da espada”; um conceito subjetivo, relativo a atitude do espadachim como um todo.

Jutte: arma que consite em um bastão de aço com uma pequena extensão que se projeta logo após o fim do cabo e foi desenvolvido para desarmar espadachins. Similar ao Sai de Okinawa, igualmente não possui fio ou ponta e é relativamente pesado.

Okuden Waza: técnicas do currículo oculto; técnicas avançadas ou estudo aprofundado das técnicas, onde se aprende o segredo de sua eficiência.

Kodachi (espada curta), Bo(bastão de 1,80m), Jutte e Jujitsu(uma grafia alternativa para jujutsu; combate corpo-a-corpo) são outras porções do currículo do Hyoho Niten Ichiryu.

Kobudo: “arte marcial antiga”; refere-se a modalidades anteriores ao fim do Xogunato, também conhecidas como Koryu Budo. Não confundir com as técnicas de armas de Okinawa, conhecidas como Ryukyu Kobudo.

“I do object”: jargão jurídico onde um advogado reclama ao juiz intervenção contra comportamento que julgue impróprio para o processo.

Nihon Kobudo Kyokai